É com muito orgulho que anunciamos a nossa entrada na plataforma de podcasts do Expresso.
A nossa quinta temporada inicia o desenho de uma rede mais alargada de encontros, de escuta, e as vozes, as ideias e os muitos nomes d’OTal Podcast ganham uma amplificação nova.
No mesmo formato semanal, agora às quintas-feiras, para acompanhar em expresso.pt/podcasts e para ouvir em todo o lado.
Estreia dia 24 de Abril, 2025.
O Tal Podcast começou com uma proposta simples mas inesperada, quase óbvia mas pouco comum: um programa onde as emoções íntimas se cruzam com a negritude e se expressam sem receios e sem rodeios. Um espaço semanal onde nos encontramos orgulhosas, dignas, entusiasmadas no exercício duplo da escuta e do diálogo.
A resposta que tivemos da primeira temporada foi surpreendente - na atenção, nas partilhas, no que nos mostrou da disponibilidade para este espaço que queremos alargar.
A partir daí, abrimos espaço para partilhas que mergulham em profundezas inexploradas, abraçando as dores com a mesma força com que celebramos a esperança e o amor incondicional.
Quando dizemos que uma ideia é “pioneira”, estamos a reproduzir a linguagem militar, antiga, referente aos soldados da infantaria que desbravam caminho à frente do exército regular e que muitas vezes sofrem antecipadamente as consequências do combate. Uma sorte semelhante à dos peões no xadrez, peças essenciais mas descartáveis na grande estratégia do jogo.
Com o passar do tempo, a palavra ganha contornos imperiais e está na origem de muito do desenho do mundo que herdámos, colectivamente, e da versão da história em que os pioneiros enfrentam e conquistam lugares longínquos e desconhecidos, e ganham assim o respeito e a admiração de todos. É um adjectivo complexo, multifacetado. Como todas as conversas que acolhemos no podcast, requer de nós uma interrogação consciente e atenta, disponível para o incómodo das histórias, dos detalhes e dos seus múltiplos significados.
O Tal Podcast é, assim, mais do que pioneiro, o primeiro.
No seu formato e categoria, é o primeiro podcast independente em Portugal criado e apresentado por duas mulheres negras. A identidade cultural interessa neste contexto porque define um espaço que falta na paisagem mediática, ao mesmo tempo que o preenche com perguntas fundamentais, em voz própria, de uma forma autónoma e descomprometida.
Na escuta activa de quem chega a este lugar de partilha, na entrega emocional de cada episódio, o podcast é o primeiro programa onde uma comunidade de líderes descobre a possibilidade de ir além dos temas habituais, e de reflectir honestamente sobre o seu papel e a sua influência.
No encontro presencial, à queima-roupa, o podcast é o primeiro a reservar um tempo próprio e inigualável para a invenção comunitária.






E nesse espaço idealizado construímos O Tal Podcast e aprendemos os contornos do que parecem ser as regras do século: é mesmo muito difícil transitar da aritmética da criação para a álgebra da sustentabilidade, é ainda mais impossível planear a longo prazo, a atenção repentina é uma armadilha letal. E ainda outra regra, provavelmente dourada: quando alguém escuta, uma e outra vez, quando alguém sustém o olhar para isso que colocamos no mundo, significa que encontrámos a linha de fuga.
Essa audição e esse olhar são muitas vezes individuais, familiares, animados por uma comunidade que cabe à volta de uma mesa. Na maior parte dos casos, não serão suficientes para a longa viagem na invisibilidade da rede. Mas quando a excepção acontece, o que aprendemos é que o caminho certo fica na direcção da proximidade, do toque, da presença. São os círculos pequenos e concêntricos que nos demonstram a força do que fazemos.
Iniciamos esta nova fase com ainda mais questões, mais inquietação. Como ser pequeno sem ser insignificante? Como crescer sem esquecimento? Como brilhar de forma límpida e colectiva? O futuro que nos aguarda será definido por estas respostas.
Queremos desenhá-las convosco.